A estética associada aos anos 1980, marcada por cores intensas, cabelos volumosos, roupas estruturadas e cenários extravagantes, nasceu da combinação entre crises políticas e sociais, reação à sobriedade das décadas anteriores, novas tecnologias e interesses de mercado. A tendência de recriar fotos do período com inteligência artificial recuperou essa imagem, mas os elementos centrais também fizeram parte da cultura da época.
Uma reação às crises e à sobriedade
O professor Francisco Homem de Melo relaciona a explosão visual à sensação de liberação após os anos 1970, marcados por ditaduras em vários países. Naquele período, o mundo ainda vivia a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética, o apartheid na África do Sul, ditaduras militares na América Latina e a crise do HIV e da Aids.
No Brasil, a ditadura ainda censurava músicas, filmes, peças e programas de televisão, além de perseguir opositores e controlar manifestações políticas. A arte, porém, nem sempre representava diretamente essas tensões. Em muitos casos, funcionava como reação à sobriedade e à ideia de que os objetos e comportamentos deveriam ser apenas funcionais.
Na televisão, Xuxa aparecia com botas altas, minissaias, ombreiras e roupas brilhantes, saindo de uma nave cor-de-rosa para comandar seu programa na Globo. No SBT, o palhaço Bozo era apresentado em cenários com arquibancadas, palcos circulares, grandes letreiros e telefones gigantes. Gugu Liberato e Chacrinha também exploravam formatos de forte apelo visual e interação com o público.
A música ampliava essa linguagem. Os Menudos, de Porto Rico, cantavam em português para multidões de adolescentes. Ney Matogrosso se apresentava com o rosto pintado, tapa-sexo, penas, colares e glitter. Madonna investia em figurinos e performances provocativos, enquanto Michael Jackson lançava clipes como Thriller. No Reino Unido, grupos como Duran Duran, Culture Club, Spandau Ballet e Eurythmics fizeram da imagem parte essencial de sua identidade.
Design, televisão e música
O movimento pós-modernista questionou a ideia de que um objeto bonito precisava ser discreto e simples. Criado na Itália, o grupo Memphis produzia móveis e objetos com cores vibrantes, formas irregulares, estampas chamativas e materiais que lembravam brinquedos. Essa estética também incorporava o kitsch, associado a elementos considerados exagerados, artificiais ou de mau gosto.
No Brasil, a mudança de comportamento apareceu principalmente na música e, segundo Francisco Homem de Melo, sobretudo no Rio de Janeiro. Bandas como Barão Vermelho, Blitz, Kid Abelha e Paralamas do Sucesso responderam à repressão por meio da ruptura com costumes valorizados pelo regime, sem recorrer necessariamente à militância explícita.
O show do Barão Vermelho na primeira edição do Rock in Rio, em 1985, tornou-se um exemplo dessa postura. A apresentação terminou com Pro Dia Nascer Feliz, enquanto Cazuza desejava um Brasil novo. Naquele mesmo dia, o Congresso elegeu Tancredo Neves, de forma indireta, como o primeiro presidente civil após mais de 20 anos de regime militar.
Zeca Camargo atribui parte da estética da época às possibilidades e limitações do vídeo. O videocassete doméstico chegou ao Brasil, e o VHS criou um novo mercado de produção e consumo de imagens. Como os recursos de edição eram mais restritos que os atuais, cor, faixas coloridas, bolas e figuras geométricas se tornaram soluções recorrentes.
A moda acompanhou esse movimento, com silhuetas estruturadas e cores fortes. A aproximação entre estilistas e artistas transformou roupas em símbolos da década. Jean Paul Gaultier criou para Madonna o sutiã cônico usado na turnê Blond Ambition, em 1990. Thierry Mugler e Giorgio Armani também se destacaram por criações ligadas a artistas e ao cinema.
A aparência como valor comercial
A extravagância não expressava apenas uma reação ao conservadorismo. O filósofo e crítico americano Fredric Jameson analisou a dimensão econômica do fenômeno: em um mercado saturado, cores, formas, embalagens e imagens ajudavam a diferenciar produtos. A aparência passava a ter valor comercial próprio.
Jameson associou o pós-modernismo à “nova falta de profundidade”, em que a superfície e a imagem ganhavam peso crescente. Francisco Homem de Melo, por sua vez, observa que arte e mercado dificilmente podem ser separados. A poesia marginal do Rio de Janeiro, produzida em pequenas tiragens e distribuída fora dos grandes circuitos editoriais, também envolvia produção, reprodução e venda.
Poetas ligados ao movimento participaram da cena musical seguinte. Bernardo Vilhena escreveu letras para Ritchie e Blitz, enquanto Chacal fez parcerias com Blitz e Barão Vermelho. Até o punk, lembra o professor, tinha uma dimensão mercadológica: os logotipos das bandas ajudavam a criar reconhecimento e circulação. A estética colorida dos anos 1980, portanto, reunia contestação, tecnologia, entretenimento e consumo.


