A capacidade de conversar com quem pensa de maneira diferente é apresentada pelo cientista político Marco Aurélio Nogueira como um recurso para enfrentar a polarização, a sobrecarga de informações e o desgaste da vida contemporânea. A proposta está no livro "Como melhorar a vida que vivemos: pensar, agir, dialogar", publicado pela editora Ateliê de Humanidades.
A obra é dividida em cinco partes, com seis ensaios curtos em cada uma. Os textos abordam consumo, máquinas inteligentes, cidades, conflitos políticos e geracionais, mediação e educação. A leitura pode ser feita fora de ordem.
Nogueira chama de "hipermodernidade" o período organizado por uma estrutura capitalista e tecnológica marcada pela inteligência artificial e pelas interações nas plataformas. Nesse ambiente, o excesso de estímulos dificulta a concentração e o processamento das informações. "Nós recebemos muita informação e não temos condições de processar tudo isso com facilidade, nenhum de nós. E, por outro lado, perdemos com muita facilidade o foco", afirma.
O autor descreve o resultado como um mal-estar sutil, que se renova continuamente e nem sempre é percebido pelas pessoas. Entre seus efeitos estão a perda de confiança, de segurança e da capacidade de diálogo, além do sofrimento. A polarização política, intensificada no período eleitoral, e a descrença em instituições associadas a verdades compartilhadas, como a Justiça, a ciência e a imprensa, fazem parte desse quadro.
O consumismo compulsivo é um dos exemplos citados. Segundo Nogueira, as mídias digitais induzem desejos artificiais e influenciam tanto a compra de bens quanto as escolhas feitas em plataformas de streaming. As cidades também aparecem como fonte de desgaste: concebidas como espaços de abrigo, trabalho e cultura, passaram a ser vividas como lugares de medo e insegurança. Ele menciona o trânsito de São Paulo e trabalhadores que gastam até quatro horas por dia no deslocamento.
Para Nogueira, dialogar não significa alcançar consenso, mas preservar uma interação inteligente com quem discorda. A prática também recuperaria mediações antes exercidas por partidos, Legislativo, Supremo, escola e imprensa, instituições que filtravam e atribuíam sentido ao debate público.
Na política, o diálogo reduziria a transformação do adversário em inimigo e manteria aberta a possibilidade de persuasão. O autor reconhece que ampliar as conversas não resolve tudo, mas afirma que nenhuma mudança se sustenta sem elas. Na apresentação do livro, resume sua posição: "Sou um otimista cauteloso."


