São Paulo, Segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Dólar R$ 5,16 · Euro R$ 5,91 · Ibovespa 185.229 +0,00%
Notícia com critério
Cultura

Autodescrição transforma inclusão em reflexão sobre identidade e lugar no mundo

Ensaio parte de uma mesa da Fliparacatu 2026 para discutir como aparência, raça, classe e linguagem participam da construção de identidades.

A pergunta sobre o lugar de cada pessoa no mundo deslocou uma autodescrição de sua função habitual e deu origem a uma reflexão sobre identidade, aparência e linguagem. O episódio ocorreu durante a mesa “Literatura e o jogo da aparência”, do Festival Literário Internacional de Paracatu 2026, a Fliparacatu, no interior de Minas Gerais.

A autodescrição é realizada no início das mesas do festival como prática de inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão. Em geral, envolve informações sobre características físicas, roupas, posição no espaço e cenário. Um material da Universidade Federal de São Paulo afirma que a autodescrição é um recurso para ambientar quem não enxerga em relação à aparência de quem fala e ao contexto do evento. O documento também recomenda que sejam descritos apenas elementos visíveis, sem transformar a pessoa no centro da atividade.

Na mesa de Paracatu, porém, o mediador Ricardo Ramos Filho pediu que os participantes falassem sobre o próprio lugar no mundo. A solicitação aproximou a descrição física de questões subjetivas, políticas e sociais. Para o autor do ensaio, as palavras usadas nesse momento não apenas apresentam alguém a quem não pode vê-lo: elas também revelam como cada pessoa se reconhece e se posiciona.

O que a autodescrição revela

O autor relata ter testemunhado diferentes formas de autodescrição em eventos literários. Há quem se limite a uma frase, quem detalhe a roupa, quem mencione raça, religião, posição política, gênero e orientação sexual. Também aparecem referências à família, à classe socioeconômica, ao lugar ocupado no palco, ao estado emocional, à infância e às expectativas sobre o futuro.

Essa variedade faz da autodescrição um momento de análise da própria identidade. A descrição pode tratar do que é imediatamente visível, mas também pode expor relações de pertencimento e conflito. Nesse sentido, o autor a define como uma espécie de clínica, na qual a afirmação individual adquire consequências políticas.

Ricardo Ramos Filho se apresentou como um homem branco grisalho, com camisa estampada em azul, calça jeans stone washed azul, sapatos-tênis pretos, meias pretas e uma tatuagem de sol no braço. O desenho, de Aldemir Martins, foi associado pelo mediador ao gosto pelo calor e por lugares quentes.

Jeovanna Vieira se descreveu como uma mulher negra de pele clara, de cabelo cacheado solto, usando um vestido amarelo de um ombro só, com estampa de antúrio. Ao falar de seu lugar no mundo, definiu-o como o espaço para o qual deseja voltar: um lugar de aconchego, ligado aos filhos, à família e ao descanso de dúvidas e angústias. Também afirmou que, naquele período da vida, seu lugar estava no ato de fabular.

O autor se apresentou como um homem negro de pele clara, com passibilidade por branco, integrante de uma família negra, com 1,82 de altura, camisa social marrom, crachá da Fliparacatu, calça jeans, tênis de skate vermelho, óculos e cabelos ralos. Ao responder à pergunta sobre seu lugar no mundo, associou-o ao acúmulo de percepções e assombros e a uma lembrança da avó Etelvina. Deitado no colo dela e olhando para o céu, perguntou para onde as pessoas vão quando a vida termina.

Aparência, raça e estrutura social

A autoidentificação racial ocupa posição central na prática da Fliparacatu. O autor relaciona esse procedimento à estrutura socioeconômica brasileira e afirma que a declaração racial tem repercussão política em uma sociedade racializadora. Ele também recorda situações anteriores de autodescrição em instituições dos Estados Unidos, incluindo uma conversa realizada em 2016 no campus de Boston da Universidade de Massachusetts e uma apresentação no Brooklyn Book Festival em 2014.

A discussão conduz ainda ao papel dos espelhos. O reflexo aparece como metáfora para o exame da subjetividade e das relações políticas e éticas estabelecidas a partir dela. Para o autor, a forma como alguém se vê pode levar à submissão, mas também à agência, à resistência, à revolta e à autonomia. Classe social, gênero e raça participam desse processo, enquanto o espelho do capitalismo e do neoliberalismo é descrito como racializador.

A reflexão recorre à imagem de Têmis, associada à sabedoria, à lei divina, ao equilíbrio, à ordem e à justiça. Com os olhos vendados, a figura representa uma cegueira performática, não a ausência efetiva de visão. A igualdade, nesse quadro, dependeria de uma revisão das próprias cegueiras e da maneira como elas são distribuídas e reconhecidas.

O ensaio também aproxima literatura e leitura crítica da realidade social. A literatura é apresentada como uma lente capaz de nomear justiça e injustiça e de questionar as estruturas que organizam a vida coletiva. Um evento literário, nessa perspectiva, não se limita à programação cultural: ele também produz debates sobre linguagem, reconhecimento e posicionamento.

O olhar para si e para o mundo

O documentário Janela da alma, lançado em 2001 e dirigido por João Jardim e Walter Carvalho, é lembrado por reunir 19 pessoas com diferentes graus de deficiência visual. Os depoimentos tratam de como elas veem os outros, o mundo e a si mesmas. Entre os participantes está Antonio Cicero. Também são mencionadas falas de Wim Wenders, Manoel de Barros e José Saramago sobre percepção, imaginação, cegueira e realidade.

O autor recupera ainda um trecho de A náusea, romance de Jean-Paul Sartre publicado pela primeira vez em 1938. Na passagem, o espelho surge como uma armadilha diante da qual o personagem não consegue reconhecer sentido ou humanidade no próprio rosto. A cena é usada para refletir sobre a dificuldade de compreender a própria imagem sem a mediação das relações sociais.

Ao final, o ensaio retorna à autodescrição como prática em movimento. As palavras podem mudar, mas o posicionamento político e cultural do autor permanece ligado à conversa com a avó Etelvina e à ideia de que o mundo se define também pela maneira como cada pessoa se posiciona nele. A conclusão retoma um poema de Manoel de Barros, associado pelo autor à sua trajetória de leitor e à capacidade da poesia de transformar a percepção do mundo.

Texto produzido pela Redação Caderno Atual com apoio de inteligência artificial a partir de fontes públicas, com revisão editorial. Erros? Fale conosco.

Entre na nossa newsletterO melhor da semana, sem spam.