O romance “Os Nomes”, de Florence Knapp, publicado no Brasil com tradução de Juliana Romeiro, é apresentado como um sucesso de vendas que não corresponde às expectativas de uma leitura literariamente mais exigente. A avaliação aponta falta de ousadia estética e social, além de uma prosa que enfraquece o potencial das personagens e da trama.
A história acompanha Cora, que decide registrar o filho com um nome diferente daquele escolhido pelo marido abusador. A mudança abre futuros alternativos para o garoto e sustenta a ideia de que a linguagem pode transformar o mundo ao redor. Para a crítica, porém, a narrativa abandona cedo a força da violência doméstica anunciada nas primeiras páginas e se transforma em uma fábula previsível sobre a possibilidade de triunfo individual.
O romance também é questionado pela forma como seus personagens se comportam. Eles são descritos como figuras mecanizadas, mais interessantes quando deixam a cena do que durante sua permanência nela. A construção da trama e da linguagem é comparada à de um exercício de oficina literária, baseado em um recurso de efeito que não consegue fascinar.
Outro ponto destacado é o maniqueísmo da voz narradora, dominante ao longo do livro. Ao concentrar o mal em personagens facilmente identificáveis como malignos, a narrativa ofereceria ao leitor uma espécie de conforto moral. Essa escolha reduziria o alcance das ações retratadas e impediria que a ficção explorasse formas menos controladas e mais ambíguas do comportamento humano.
A avaliação conclui que “Os Nomes” pode acompanhar deslocamentos breves e momentos de espera, quando a leitura serve apenas para preencher o tempo. Não seria, contudo, uma obra capaz de tornar essas horas mais interessantes. A pergunta sobre o que existe em um nome, associada ao bobo de “Romeu”, termina recebendo uma resposta desiludida: às vezes, nada.


