São Paulo, Segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Dólar R$ 5,16 · Euro R$ 5,91 · Ibovespa 185.229 +0,00%
Notícia com critério
Cultura

Crítica vê em “Os Nomes” uma trama sobre linguagem sem força literária

Romance de Florence Knapp parte de uma história de violência doméstica, mas recorre a soluções consideradas banais e previsíveis.

Crítica vê em “Os Nomes” uma trama sobre linguagem sem força literária
Foto: Sophie Davidson/Divulgação

O romance “Os Nomes”, de Florence Knapp, publicado no Brasil com tradução de Juliana Romeiro, é apresentado como um sucesso de vendas que não corresponde às expectativas de uma leitura literariamente mais exigente. A avaliação aponta falta de ousadia estética e social, além de uma prosa que enfraquece o potencial das personagens e da trama.

A história acompanha Cora, que decide registrar o filho com um nome diferente daquele escolhido pelo marido abusador. A mudança abre futuros alternativos para o garoto e sustenta a ideia de que a linguagem pode transformar o mundo ao redor. Para a crítica, porém, a narrativa abandona cedo a força da violência doméstica anunciada nas primeiras páginas e se transforma em uma fábula previsível sobre a possibilidade de triunfo individual.

O romance também é questionado pela forma como seus personagens se comportam. Eles são descritos como figuras mecanizadas, mais interessantes quando deixam a cena do que durante sua permanência nela. A construção da trama e da linguagem é comparada à de um exercício de oficina literária, baseado em um recurso de efeito que não consegue fascinar.

Outro ponto destacado é o maniqueísmo da voz narradora, dominante ao longo do livro. Ao concentrar o mal em personagens facilmente identificáveis como malignos, a narrativa ofereceria ao leitor uma espécie de conforto moral. Essa escolha reduziria o alcance das ações retratadas e impediria que a ficção explorasse formas menos controladas e mais ambíguas do comportamento humano.

A avaliação conclui que “Os Nomes” pode acompanhar deslocamentos breves e momentos de espera, quando a leitura serve apenas para preencher o tempo. Não seria, contudo, uma obra capaz de tornar essas horas mais interessantes. A pergunta sobre o que existe em um nome, associada ao bobo de “Romeu”, termina recebendo uma resposta desiludida: às vezes, nada.

Texto produzido pela Redação Caderno Atual com apoio de inteligência artificial a partir de fontes públicas, com revisão editorial. Erros? Fale conosco.

Entre na nossa newsletterO melhor da semana, sem spam.